
A Ekovida Saneamento 100% biológica traz as ETE’s – Estação Tratamento de Esgoto como soluções disruptivas, inteligentes e que preservam as cidades e cidadãos dos transtornos que acompanham a universalização da oferta do serviço público e asseguram a sustentabilidade do meio ambiente.
Esses transtornos vão desde as obras que, sempre estouram prazos de execução e não são acompanhadas de acabamento, como pavimentação e reurbanização dos logradouros. Algo que não acontece com a instalação das ETE’s da Ekovida Saneamento, porque são contratadas diretamente pelo cliente, diferentemente do que acontece pela gestão pública, onde vários gestores de diversas secretarias estão apenas envolvidos.
Soma-se a tudo isso o fato de ficarem sob a gestão de uma concessionária por décadas, criando mais ônus para os habitantes que são impossibilitados de buscarem outros prestadores. O que não acontece com a decisão de construir uma ETE, com a Ekovida Saneamento.
Talvez o momento, a exemplo do que está acontecendo no mercado da geração de energia elétrica, que a médio prazo tendem alterar por completo a dependência das hidrelétricas e termoelétricas. Isto porque serão gradualmente necessárias construir, já que serão complementadas pela geração via Energia Solar. Esse observar leva a Ekovida Saneamento a acreditar na quebra desse paradigma que, ainda mantém a ideia de grandes obras de saneamento ao invés de pequenas obras para assegurar que ele aconteça.
Assim, a Ekovida Saneamento consegue dimensionar a ETE, com base no número de moradores e ou usuários do sistema que será atendido no empreendimento, seja ele condomínio residencial, comercial, assim evitando transtorno e grandes obras para criar grande rede coletora e reservatório de aeração para degradação a médio e longo prazo do conteúdo sólido.
Agora mesmo temos a cidade de Armação dos Búzios rasgada por obras de construção de rede de transporte de esgoto num esburacar de 6,5 km de ruas e avenidas.
Tudo isso poderia ser evitado se fosse optado a solução apresentada pela Ekovida Saneamento o que levaria a população a adotar a sustentabilidade e grande economicidade futura.
Com isso o município preserva o acesso, tanto para moradores como para turistas visitantes, no caso de Búzios é fundamental.
Analisando essa solução ainda antiquada que, aprisiona e cria mais uma obrigação para onerar a vida do cidadão, a melhor opção é a instalação da ETE.
Avaliando as duas alternativas, de imediato percebemos que a construção de redes coletoras por uma concessionária é aprisionadora, enquanto que a opção por uma solução da Ekovida Saneamento, com uma ETE, é libertadora, isto porque a primeira cria uma conta para pagar eterna, enquanto a segunda exige um investimento inicial que, ao longo do tempo gera economia com a eliminação dessa fatura.
Além dessa vantagem , que elimina os transtornos e minimiza futuros problemas para todos os habitantes, a estação apresentada pela Ekovida Saneamento pode ser enterrada no terreno.
Acrescenta-se a essa vantagem, aproveitamento do terreno, o resultado da digestão da matéria que se transforma em água padrão Classe 2, pronta para uso em rega de plantas e limpeza de calçadas. Tal fato proporciona uma drástica redução do consumo de água fornecida pela concessionária que se reflete em economia e mais sustentabilidade para o planeta.